Na busca de nosso entendimento e de onde viemos e para onde vamos, temos a jornada de Caleb, que no dia 3 de agosto de 1492, no ano do nosso Senhor Jesus Cristo, no porto de la Fronteira, Espanha, embarca na expedição de Cristóvão Colombo rumo a descoberta da América. Porém isso ainda era apenas parte de sua trajetória. Justamente ao que o autor apresenta sobre uma singela premissa, um ensaio sobre nossa condição, que do vasto oceano evaporamos como gotículas imperceptíveis e minúsculas, quase insignificantes e a realizar nossa longa jornada e nas diversas formas e estados, a nos juntarmos com outras gotículas e a formarmos nuvens, condensarmos e cairmos como água em chuva, a molhar a terra, mistura-se novamente e a fluir no rio e até a volta e desaguar no mar.
Quem somos? Ora! A gotícula. E quem é Deus? Como gotícula não se cabe estar a definir o vasto e infinito oceano. Todavia é permitido sonhar.
– Haverá de cair no precipício.
Caleb o olhou, mas não deu ouvido. Continuou a sorrir nervoso e a beber ao que lhe era colocado a frente. Dali veio alguém mais sensato e com quem poderia conversar desarmado.
– Calixto! Finalmente veio aqui. Puxe uma cadeira e sente.
Era um ambiente soturno e de falsa alegria. Mulheres se ofereciam, amigos indevidos surgiam, uma fumaça se fazia presente no ambiente fechado e o alto teor etílico era elevado nas pessoas, os freqüentadores daquele lugar que estavam propicio a se submeterem e a se entregarem à diversão adulta.
– Vai passar a noite bebendo?
– E se for? O que você tem com isso?
– Tem mulher e filho esperando em sua casa.
– Sim. E haverão de esperar meses e anos por mim logo mais.
Calixto se sentou. Sabia que a conversa haveria de ser longa.
– Então está decidido mesmo a partir?
– Trata-se de uma oportunidade.
– Ou uma fuga.
– O que está insinuando?
– Nada. Apenas estou a lembrá-lo que tem uma família.
Caleb o olhou mais assíduo e a buscar algo que talvez seu cunhado soubesse. Ficou inerte por pouco tempo e a coçar com o polegar e o indicador o lóbulo de sua orelha.
– Ela o mandou a vir atrás de mim?
Language | Status |
---|---|
Spanish
|
Translation in progress.
Translated by laura faccio
|