Prefácio da Monja Coen. " Neste livro, Pedro Costa, faz uma análise importante - uma anamnese dos estados alterados de consciência, e nos dá orientações, receitas, sugestões para que possamos perceber nossos humores e desenvolver a capacidade de lidar com eles. Vamos precisar muito da paciência - para que haja saúde física, mental e social."
Os inimigos da paciência podem ser identificados. Aliás, podem não, devem.
Vamos defini-los como os principais culpados da nossas inquietações cotidianas. O primeiro, são as pessoas. O segundo, o tempo. O terceiro as situações. O quarto pode ser entendido como a junção dos três primeiros: o caos, ou “pessoas com falta de tempo em situações difíceis”. Geralmente, quando perdemos a paciência por completo, chegamos a este último estágio de impaciência. É esse conjunto de fatores que nos tira do sério.
Descrevemos nesse livro um método para você sempre se lembrar dos “bons companheiros” da paciência. Uma forma de melhorar sua vida.
É a regra dos “4S”, um meio memotécnico de memorizá-los. Logo os quatro amigos da paciência são: o Silêncio, o Suspiro, o Sorriso e o Sim.
Fácil, não é? Vamos detalhar esse método e cada um dos quatro amigos e também dos vilões inimigos, para uma mudança completa, para melhor. Observaremos também que quanto mais nos focarmos no presente, vivendo o aqui e agora, teremos maiores possibilidades de encontrar os companheiros amigos da paciência.
Os autores P. COSTA e G. COSTA trazem uma visão dupla de domínios diferentes. Primeiramente uma abordagem ampla da paciência na medicina, ligado a atenção plena, e de outro lado a antropologia, intimamente relacionado ao ser humano de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.
Genre: YOUNG ADULT NONFICTION / Health & Daily Living / Mindfulness & MeditationRanking dos mais vendidos Amazon.com.br:
TOP Nº 288 em Vida Saudável Saúde, Boa Forma e Dieta
Não é difícil memorizar os quatro amigos da paciência, eles são a base do método dos “4S”:
SILÊNCIO
SUSPIRO
SORRISO
SIM
Esse método é um mnemônico, isto é, um conjunto de técnicas utilizadas para auxiliar o processo de memorização. Ele consiste na elaboração de suportes, como os esquemas, gráficos, símbolos, palavras ou frases relacionadas ao assunto que se pretende memorizar. Recorrer a esses suportes promove uma rápida associação e permite uma melhor assimilação do conteúdo.
Está comprovado que a memória humana armazena informações com mais facilidade quando estas são associadas a sequências organizadas e simples, ajudando a gravar eficazmente os dados. Os mnemônicos são criados livremente, desde que façam sentido para quem os memoriza. Caso seja uma sequência complicada, o resultado não será eficaz.
Criamos o método dos “4S” para facilitar a sua resposta, tanto física como mental, face a uma situação em que, geralmente, você está acostumado a reagir sem paciência.
O reflexo da ação paciente de uma pessoa, numa determinada situação indesejada, deve ser completo. Temos que ser pacientes por inteiro. Nossas palavras, nossos gestos, nossas expressões, nossa respiração, todos eles nos traem, “entregando” que perdemos a paciência. Esses quatro “amigos da paciência” são exatamente a chave para demonstrar e cultivar a paciência plena.