Este livro tornou-se possível depois de muito incentivo por parte de colegas e amigos. Há muito tempo desejava escrever algo semelhante tendo como motivo principal certa dificuldade de alguns colegas no entendimento de detalhes da campimetria. Alguns deles até minimizando o seu valor, considerando superficial a sua utilidade.
Não há na campimetria nada muito complicado. Felizmente, ela é uma matéria muito visual, como são também visuais as lesões das fibras neurais da retina e da cabeça do nervo óptico. Algo parecido com disciplinas como Anatomia, Histologia e Histopatologia, entre outras.
A finalidade principal deste livro é pretender tornar possível o interesse pela campimetria, incentivando a recordação do que foi aprendido e esquecido, ou o aprendizado para a utilização de um recurso subutilizado, que pode facilitar muito não só a lida diária de cada um, como permitir melhorar a visão dos pacientes, portadores que são de patologias que podem ser resolvidas ou atenuadas, acrescentando-lhes, no mínimo, esperança.
Genre: MEDICAL / GeneralCostumo traduzir e escrever livros de ficção para a paltaforma Babelcube. Desta vez, no entanto, me aventurei na área médica. O livro foi escrito por meu falecido pai, em colaboração com meu irmão, sendo ambos oftalmologistas. Eu colaborei com a formatação do texto e com a revisão. Resolvi publicá-lo agora, por acreditar em sua atualidade e no seu conteúdo. Essa é uma obra destinada a qualquer pessoa que se interesse pela nossa visão, um dos nossos sentidos mais importantes.
Geralmente os oftalmologistas, como quaisquer médicos, estão interessados no diagnóstico, no tratamento adequado e em acompanhar o progresso da doença, quando for o caso, tendo a campimetria como ajuda de grande importância na resolução destes problemas.
Este trabalho trata, portanto, de alguns conhecimentos necessários para o entendimento de patologias da via óptica, encontradas rotineiramente na Oftalmologia e em outras especialidades. Há, também, alguns achados interessantes que não são encontrados frequentemente na prática diária. É uma tentativa de mostrar como este exame complementar pode ser útil.
Não é um trabalho completo, nem perfeito, nem apresenta novidades, nem pretende esgotar o assunto e muito menos substituir o que já existe. Tenta apenas uma aproximação, pretendendo estimular e incentivar a compreensão da campimetria com a finalidade de facilitar o trabalho de quem deseja reavivar ou aprender mais um pouco.
Language | Status |
---|---|
English
|
Already translated.
Translated by Ana Rubia de Moraes
|
Spanish
|
Already translated.
Translated by Gremis Alejandra Tovar Tovar
|
|
Author review: I liked so much the quality of the translated material. We worked together to offer a good product to the reader. |