Neste livro, pretendo demonstrar a ideia do projeto de mestrado A HARMONIA DOS LIMITANTES E ILIMITADOS ATRAVÉS DOS NÚMEROS NOS FRAGMENTOS DE FILOLAU DE CROTONA: a ligação do conceito de Harmonia nos fragmentos de Filolau de Crotona com seus conceitos e princípios básicos ontológicos, a saber, os opostos Limitantes e Ilimitados, através dos conceitos epistemológicos dos números pares e ímpares, que permitem o conhecimento da realidade do cosmos e a demonstração racional e matemática através de fractal dessa Harmonia dos intervalos musicais usados por Filolau, ou seja, intervalo de quarta = 4:3, intervalo de quinta = 3:2, intervalo de oitava = 2:1 e a medida do tom = 9:8.
Genre: PHILOSOPHY / AestheticsO livro é um estudo específico, que, por ser um assunto diferente, é pouco procurado.
Filolau de Crotona se enquadra no conceito de categoria historiográfica como um conjunto de doutrinas que expressam o conceito historiográfico pitagorismo. Ao lado de Pitágoras de Samos, precursor do pitagorismo, entendemos o movimento pitagórico como uma construção de teorias e práticas demonstradas matematicamente. Neste caso, os conceitos de harmonia ocorrem pelos números dos intervalos musicais expressos por Filolau.
Filolau se enquadra com outros nomes do pitagorismo como Hípaso, Arquitas de Tarento, Alcmeão, Aristóxeno e Teano como a sucessora de Pitágoras.
Assim sendo, seguindo o caminho de Cornelli sobre a concepção de pitagorismo como uma categoria historiográfica, optei por basear o estudos nos fragmentos acima citados como genuínos na visão de Huffman e não adentrar na discussão do que é atribuído à Pitágoras de Samos, ou seja, a questão é focada no aspecto mais restrito aos fragmentos de Filolau e sua contribuição reflexiva sobre harmonia.
Language | Status |
---|---|
Spanish
|
Translation in progress.
Translated by Leonardo A. Torres
|